BPF preparado para receber candidaturas das Empresas ao Programa Capital Participativo Açores I

Notícia . 2023-11-15
Ao abrigo do Programa Capital Participativo Açores I, o Banco de Fomento pode começar a receber, desde o passado dia 1 de novembro, as candidaturas de empresas sediadas na Região Autónoma dos Açores, que venham a ser submetidas junto de um dos cinco bancos já credenciados como Intermediário financeiro.

As candidaturas estarão abertas até ao dia 31 de março de 2024, sendo as operações apreciadas por ordem cronológica de submissão, até esgotado o plafond do Programa Capital Participativo Açores I. 

O Programa Capital Participativo Açores I, financiado pelo Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores (FCEA) e gerido pelo Banco Português de Fomento, tem por objetivo impulsionar o crescimento das micro, pequenas e médias empresas da Região. Com uma dotação global de até 20 milhões de euros, provenientes do FCEA e enquadrados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa visa facilitar o desenvolvimento de novos produtos, serviços e mercados, além de reforçar a estrutura financeira das empresas participantes, fortalecendo deste modo o tecido empresarial açoriano.

As candidaturas devem ser apresentadas através da rede de balcões de uma das cinco entidades já credenciadas:
  • Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo
  • Caixa de Crédito Agrícola Mútuo dos Açores
  • Millennium BCP - Banco Comercial Português
  • Banco Montepio
  • Novo Banco dos Açores
Concluída a primeira fase do programa e com o intuito de ampliar a rede de bancos comerciais na qualidade de Intermediários Financeiros, anunciamos a abertura da 2.ª Call do Capital Participativo Açores I a partir de hoje, 15 de novembro, e até ao dia 6 de dezembro de 2023.