A nossa História

A nossa História


O Programa do XXII Governo Constitucional propôs o desenvolvimento de uma nova instituição financeira, com o propósito de conferir capacidade financeira ao ecossistema empresarial nacional e acelerar as várias fontes de financiamento existentes dedicadas a investir em projetos sustentáveis, de neutralidade carbónica e de economia circular. Merecia ainda destaque, a intenção de mobilizar os instrumentos financeiros mais adequados à promoção de uma economia verde, em linha com as orientações europeias para o financiamento sustentável.
Já em junho de 2020, o Programa de Estabilização Económica e Social, aprovado pelo Governo no âmbito da resposta ao difícil contexto económico provocado pela pandemia de Covid-19, considerou essencial acelerar o processo de criação de uma instituição que se afirmasse como banco promocional de desenvolvimento e que permitisse explorar sinergias através de uma maior articulação e integração dos apoios ao investimento, à inovação e à internacionalização da economia.
Assim nasce, a 3 de novembro de 2020, o Banco Português de Fomento, S.A., uma instituição que resulta da fusão, por incorporação, da PME Investimentos - Sociedade de Investimento S.A., e da IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento S.A., na SPGM - Sociedade de Investimento S.A., conforme descrito no Decreto-Lei n.º 63/2020 de 7 de setembro. Uma instituição ímpar que cria soluções inovadoras para apoiar projetos nacionais e internacionais, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento económico.