BPF aprovou 74% dos €1.300 milhões do FdCR ao abrigo do PRR, tendo já contratado mais de 39% desse montante

Notícia . 2023-09-07

No âmbito do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com uma dotação global de 1.300 milhões de euros, o Banco Português de Fomento (BPF) já aprovou operações de financiamento no valor global de 956,5 milhões de euros (74% da dotação do FdCR). Do referido valor aprovado estão contratadas, com as sociedades de capital de risco e com os beneficiários finais, cerca de 510 milhões de euros (39% da dotação do FdCR).

Apesar de, à data, estarem contratados diretamente com os beneficiários finais (as empresas) 72,4 milhões de euros (5,6% da dotação do FdCR), destaca-se que, quer no Programa Consolidar, quer no Programa de Recapitalização Estratégica, há várias operações em fase final de decisão.

Concretamente ao abrigo do Programa de Recapitalização Estratégica (com uma dotação global de 200 milhões de euros) foram aprovadas operações de financiamento no valor de 56,5 milhões de euros, correspondentes a 28% da dotação do Programa, das quais 32 milhões de euros foram já contratadas (16% da dotação do programa).

Como resultado do Roadshow Fomento que, desde março de 2023, está a percorrer o País promovendo conferências de proximidade com as empresas e as associações empresariais, para expor as características dos Fundos lançados pelo BPF ao abrigo do PRR e vantagens dos instrumentos de capital que estes operam, foi efetivamente possível assegurar uma maior adequação das candidaturas recebidas no âmbito do Programa de Recapitalização Estratégica às características do Programa.

Em fases finais do processo de decisão está um conjunto de operações de investimento que totaliza 75 milhões de euros, que se estima serem deliberadas pelos órgãos de decisão do BPF nas próximas semanas. Uma parte significativa destas operações apresenta como investidor privado (que aporta o mínimo de 30% do investimento, a par do máximo de 70% assumido pelo FdCR) empresas não financeiras (parceiros do setor de atividade dos candidatos), alternativa alinhada com os objetivos de consolidação e que foi amplamente exposta no Roadshow Fomento, estando a ter uma forte adesão do mercado.


BPF está a celebrar protocolos com a banca comercial para acelerar a disponibilização dos fundos do FdCR às empresas


No sentido de acelerar a disponibilização dos fundos às empresas, foram já celebrados 4 protocolos com algumas das principais instituições financeiras a operar em Portugal - Banco BPI, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco.

Encontram-se em fase final de assinatura (finalização prevista nos próximos dias) os protocolos a celebrar com outras 2 instituições - Banco Santander Totta, e Millennium BCP. Poderão, numa segunda fase, vir a ser assinados novos protocolos com outras entidades, com a mesma finalidade.

O protocolo estabelece as bases de entendimento entre as partes para dinamizar e divulgar, em conjunto, os Instrumentos do FdCR, com vista a identificar as operações passíveis de serem enquadradas nos Programas de Investimento. Prevê a realização (pelo BPF) de sessões de formação aos quadros dos Bancos, bem como a divulgação dos Instrumentos junto dos seus clientes. 

Os dados atualizados de execução dos programas e medidas, sob gestão do Banco Português de Fomento, ao abrigo do PRR podem ser consultados aqui.