Quinta Conferência do Roadshow Fomento em Ponta Delgada

Notícia . 2023-06-19
roadshow-fomento-ponta-delgada
O Banco Português de Fomento, em estreita parceria com a Secretária Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo do Açores e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, realizou a Quinta Conferência do Roadshow Fomento, na manhã do dia 16 de junho, no LREC - Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada.

A sessão, cujo o auditório encheu com os mais de 131 participantes presenciais em sala, contou no painel de debate "Conversas de Boa Gestão Empresarial”, com a intervenção de José Romão Braz, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Grupo Finançor e Vasco Lopes, CFO da Prolacto, numa conversa moderada por Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento.

O Senhor Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, tiveram a seu cargo, respetivamente, os momentos de abertura e encerramento da Conferência.

Na sua intervenção de abertura, o Senhor Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, referiu que "[...] estamos a crescer há 24 meses consecutivos nos Açores [...] temos excelentes expectativas para os próximos anos na economia dos Açores, mas temos que saber o que fazer em relação às dificuldades que ainda enfrentamos. E, eventos como o Roadshow Fomento podem ser muito relevantes para esta reflexão, pelo menos para o Governo dos Açores é muito relevante. Daqui queremos tirar indicações, queremos naturalmente também trazer algumas informações, mas tão importante será também levar aquilo que são as reflexões das pessoas ligadas ao mundo empresarial na Região Antónoma dos Açores.

Também o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada agradeceu "[...] ao Banco de Fomento por ter incluído os Açores, e São Miguel em específico, no seu roteiro do Roadshow Fomento com esta primeira iniciativa nos Açores, esperando que venham mais, especificamente em Ponta Delgada. Foi uma iniciativa que mereceu da nossa parte, total acolhimento, por razões óbvias, a problemática do financiamento das empresas já merece a nossa atenção há muito tempo porque é de facto um constrangimento à competitividade dos Açores. [...] Todos os instrumentos a que possamos aceder são fundamentais. Sem estes instrumentos, que a concorrência tem, não vamos ser competitivos. E, se não formos competitivos, não vamos ter negócio e não vamos ter crescimento."

Na sessão foi ainda apresentado o novo programa de investimento direto do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores - "Capital Participativo Açores” - cujo lançamento se prevê para breve, e que se destina a apoiar as empresas com sede e atividade na Região Autónoma dos Açores.

Para dar a oportunidade a todos os interessados da Região Autónoma dos Açores, que devido a condicionalismos geográficos, não tiveram oportunidade de participar, presencialmente, a sessão foi transmitida em direto, via streaming na página LinkedIn e no canal de Youtube do Banco Português de Fomento, contando já com mais de 1500 visualizações no total.

No decurso da Sessão foram apresentadas as soluções de financiamento do BPF para a capitalização das empresas, com destaque para os programas do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Conheça as próximas conferências do Roadshow Fomento e inscreva-se aqui.