Programa Consolidar encerra fase de first closing com uma subscrição dos fundos de capital de risco no valor de €478 M

Notícia . 2023-08-04
 
Terminado o período da primeira subscrição (first closing) de fundos de capital de risco para investimento na capitalização de PME e Mid Caps, no âmbito do Programa Consolidar, financiado pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), foram alocados 478,3 milhões de euros a 11 Sociedades de Capital de Risco (SCR) potenciando um investimento de 769 milhões de euros na capitalização de empresas economicamente viáveis.

O Programa Consolidar prevê que as SCR selecionadas assegurem a subscrição de fundos com uma dotação mínima de 40 milhões de euros cada um, sendo a comparticipação do FdCR, lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), entre 10 e 50 milhões de euros por fundo, e que o investimento nos fundos de capital de risco a subscrever seja acompanhado de investimento privado, com uma comparticipação de, pelo menos, 30% do capital total de cada fundo.

Das 14 Sociedades de Capital de Risco selecionadas para investimento, 11 asseguraram condições para, até à passada data de 31 de julho, realizarem a primeira subscrição com envolvimento do FdCR. Totalizam uma subscrição do FdCR no valor de 478,3 milhões de euros, num instrumento que estava dotado de 500 milhões de euros (após alargamento de 250 milhões de euros para 500 milhões de euros).

As 11 entidades que asseguraram a referida subscrição de fundos são: 3XP Global, ActiveCap, CoRe Capital, Crest Capital Partners, Fortitude Capital, Growth Partners Capital, HCapital Partners, Horizon Equity Partners Management, Inter-Risco, Oxy Capital e Touro Capital Partners.

As restantes 3 selecionadas – Draycott, ECS Capital e Portugal Capital Ventures –, por especificidades de cada sociedade, já não se encontram em processo de contratação. Os valores alocados a estas 3 SCR foram descativados e alocados aos restantes candidatos selecionados, pela ordem de preferência previamente aprovada pelo Banco Português de Fomento (começando pelas mais bem classificadas):
  • aos candidatos que apresentaram, na candidatura inicial, uma proposta com um intervalo de dotação e que ficaram com dotação abaixo do máximo pretendido;
  • aos candidatos selecionados que foram alvo de rateio por limitação de fundos;
  • aos candidatos que cumpriram metas intercalares de execução de investimento. O Consolidar prevê mecanismos de reforço do capital subscrito no fundo, mediante o cumprimento de metas de execução. Neste caso, o investimento do FdCR no fundo de capital de risco pode aumentar até uma vez e meia o montante inicialmente investido pelo FdCR (até um máximo de 60 M€). As metas de execução são: i) o Investimento em empresas de pelo menos 30% do montante subscrito no fundo de capital de risco, aferido em 30/06/2023; ii) o Investimento em empresas de pelo menos 60% do montante subscrito no fundo de capital de risco, aferido em 31/12/2024).
Por força das metas intercalares, uma percentagem expressiva dos 21,7 milhões de euros (não alocados à data de hoje) poderá ainda ser alocada a 2 Sociedades de Capital de Risco que ultrapassaram a meta de performance de 30/06/2023 (Crest Capital Partners e Touro Capital Partners).

Acerca dos investimentos realizados: 7 empresas já beneficiaram de investimento de fundos

À data de hoje, foram já realizadas transferências de capital do FdCR para 7 dos Fundos de Capital de Risco (CoRe Capital, Crest Capital Partners, Fortitude Capital, Growth Partners Capital, HCapital Partners, Inter.Risco, Touro Capital Partners), totalizando um valor superior a 40 milhões de euros.

Três deste Fundos de Capital de Risco (geridos pelas Sociedades de Capital de Risco: Crest Capital Partners, Growth Partners Capital e Touro Capital Partners) reportaram investimentos em 7 empresas (beneficiários finais), que totalizaram mais de 43 milhões, dos quais 25 milhões respeitantes ao FdCR.

Os dados atualizados de execução dos programas e medidas, sob gestão do Banco Português de Fomento, ao abrigo do PRR, podem ser consultados no site do Banco Português de Fomento em www.bpfomento.pt/pt/prr/.