Programa Consolidar contratou operações com 10 Fundos, no valor de 345 milhões de euros

Notícia . 2023-04-12
programa-consolidar-contratou-operações-com-10-fundos-no-valor-de-345-milhoes-de-euros
Dotações já começaram a chegar à economia, tendo sido realizado o primeiro investimento indireto do Consolidar


Das 14 Sociedades de Capital de Risco (SCR) selecionadas para investimento no âmbito do Programa Consolidar, 10 já assinaram contrato com o Banco Português de Fomento (BPF), totalizando uma subscrição do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), lançado no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 345,2 milhões de euros, e uma taxa de execução do instrumento, em termos de contratações, na ordem de 70%. As restantes 4 SCR selecionadas pelo BPF ao abrigo do presente Programa, por especificidades particulares e únicas de cada situação, mantêm-se em processo de contratação.

Na sequência destas contratações foram, entretanto, realizadas as primeiras 3 transferências de capital do FdCR para os Fundos de Capital de Risco geridos pela Growth Partners Capital, Core Capital e HCapital, totalizando 8,3 milhões de euros.

Das chamadas de capital, resulta agora a concretização do primeiro investimento que chega diretamente a uma empresa. Através do Fundo Growth Iberia, a sociedade de capital de risco Growth Partners Capital, concretizou este primeiro investimento na CampI&D do Grupo Campicarn, empresa de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga. Esta Sociedade de Capital de Risco tem outros investimentos em fase muito avançada de negociação, estimando vir a concretizar um montante adicional de 10 milhões de euros até ao final do primeiro semestre de 2023.

A CampI&D, é assim, a primeira empresa, beneficiária final, apoiada pelo Programa Consolidar do Plano de Recuperação e Resiliência, com um investimento superior a 6,4 milhões de euros, através do Fundo Growth Iberia.

Para Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, "estamos focados em, conjuntamente com as Sociedades Gestoras selecionadas no Consolidar, acelerar a distribuição dos Fundos destinados a capitalizar a economia portuguesa. É, por isso, com satisfação que comunicamos o primeiro investimento do Consolidar, através do Fundo Growth Iberia, na CampI&D do Grupo Campicarn. É nossa expetativa e pretensão que muitos mais investimentos se concretizem a curto prazo.

Consulte aqui os dados atualizados de execução dos programas e medidas, sob gestão do Banco Português de Fomento, ao abrigo do PRR.