Estão abertas as candidaturas à Linha RETOMAR

Notícia . 2021-10-01
Linha Retomar
Estão abertas as candidaturas à nova Linha de Apoio à Recuperação Económica – RETOMAR, apresentada na passada semana pelo Banco Português de Fomento.

A medida RETOMAR foi desenvolvida para apoiar as empresas mais afetadas pela pandemia que, terminada a moratória, não estejam em condições de retomar imediatamente as suas obrigações de pagamento.

Tem em consideração as necessidades das empresas que necessitam de reestruturar o seu capital, procurando dar-lhes proteção e poder na negociação e atribuir-lhes uma série de direitos, tais como:
  • a decisão do montante de crédito em moratória a reestruturar no âmbito da linha;
  • a decisão de prazo mínimo de extensão da maturidade das operações;
  • e a tipologia de forma de reestruturação.
Adicionalmente, este novo instrumento impossibilita, por exemplo, aumentos nas taxas de juros e níveis de comissionamento anteriores, não permitindo que sejam adicionados quaisquer custos aos já existentes.

As operações de reestruturação e/ou de refinanciamento com recurso a esta Linha podem ainda permitir às empresas aceder a liquidez adicional com condições mais vantajosas em termos de montantes, de prazos e de preços, por força da garantia pública associada.

Consulte as condições gerais de acesso à Linha de Apoio à Recuperação Económica – RETOMAR.