BPF recebe 44 candidaturas ao Programa de Venture Capital que superam os 877 milhões de euros

Notícia . 2023-02-17
BPF recebe 44 candidaturas ao Programa de Venture Capital que superam os 877 milhões de euros
O Programa de Venture Capital, lançado pelo Banco Português de Fomento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, recebeu 44 candidaturas de operadores nacionais e internacionais. 

As candidaturas* apresentam um montante de investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência de quase 880 milhões de euros, um valor mais de quatro vezes superior à dotação global do instrumento

Recorde-se que o Programa de Venture Capital foi lançado a 17 de janeiro, com uma dotação de até 200 milhões de euros, através de fundos do Fundo de Capitalização e Resiliência, para apoiar o investimento em empresas (prioritariamente nas fases de arranque) através da subscrição de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros - Sociedades de Capital de Risco, Sociedades Gestoras de Capital de Risco, ou entidades equivalentes.

As propostas recebidas apontam para um montante de investimento superior a 1,38 mil milhões de euros, respetivamente c. 880 milhões de euros em recursos do Fundo de Capitalização e Resiliência e 500 milhões em recursos financeiros privados. Destaca-se que os financiadores privados aportam mais de 36% do total do investimento, valor acima do mínimo de 30% exigido.

Passos seguintes

Terminado o período de aceitação de candidaturas a 14 de fevereiro, o Banco Português de Fomento, enquanto Entidade Gestora, procederá à análise e seleção das operações. 

Serão considerados elegíveis os candidatos que cumpram todos os critérios de elegibilidade, dos quais se destacam: (i) obter uma pontuação global igual ou superior a 1,6, mediante a aplicação da matriz de seleção prevista no Anexo II da Ficha de Produto; (ii) obter uma classificação de pelo menos 1 em todos os indicadores; (iii) cumprir normas de conformidade, nomeadamente as respeitantes à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, sobre a avaliação dos procedimentos para identificação de potenciais práticas de corrupção e de evasão fiscal (neste âmbito serão ainda avaliados todos os requisitos das políticas e regulamentos do BPF, publicados no seu site, bem como os aspetos da legislação).

Às candidaturas elegíveis serão alocados os valores de investimento solicitados por ordem decrescente de mérito, até se esgotar o valor do Programa, podendo ao último selecionado ser atribuído um valor inferior ao solicitado.

Terminado este processo de seleção por parte do BPF, os candidatos serão notificados ao abrigo do direito a audiência prévia. Caso ainda assim o entendam, poderão pronunciar-se por escrito no prazo de 10 dias úteis. Em função da pronúncia de interessados, o BPF poderá rever a sua decisão.

Para Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, "a forte adesão por parte de operadores nacionais e internacionais, que apresentaram candidaturas de valores 4 vezes superiores à dotação do Instrumento, são um claro indicador do potencial e interesse deste Programa. Dada a diversidade de candidaturas, estamos confiantes que as propostas de valor irão contribuir para acelerar o crescimento e a competitividade das empresas portuguesas, em linha com os objetivos de política pública definidos para o Fundo de Capitalização e Resiliência, no âmbito do PRR.”


Consulte aqui as condições gerais e a Ficha de Produto detalhada do Programa de Venture Capital.


Considerando os valores expressos na Ficha de Identificação do Intermediário Financeiro.