Braga recebeu a última Conferência do Roadshow Fomento em 2023

Notícia . 2023-11-28
Roadshow_Fomento_Braga_2023
Braga foi palco da última Conferência do Roadshow Fomento que levou o Banco Português de Fomento a percorrer o país, aproximando-se das empresas portuguesas, empresários, empreendedores e associações empresariais.

Cerca de 130 paticipantes acederam ao convite do BPF, da AE Minho - Associação Empresarial do Minho, da ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e da ANIVEC - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário/ Confeção e Moda e reuniram-se no Altice Forum Braga para a 10.ª Conferência do Roadshow Fomento, que contou com o apoio especial da Câmara Municipal de Braga.

A conferência contou com a participação de Ricardo Silva, CFO da Cartonagem S. Tiago e Filipe Coimbra, Finance and Strategy Manager na Solfarcos - Soluções Farmacêuticas e Cosméticas, no painel "Conversas de Boa Gestão Empresarial”, moderado por Ana Carvalho, Presidente da Comissão Executiva do BPF.

Hugo Roxo, Administrador Executivo do BPF, apresentou as "Soluções de Financiamento para a Capitalização das Empresas”, com o objetivo de dar a conhecer os programas lançados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar as empresas - de todas as dimensões e em qualquer fase do seu ciclo de vida - que querem crescer, inovar, internacionalizar ou desenvolver a sua transição energética e digital.  

Ricardo Costa, Presidente da Direção da AE Minho, que falou na sessão de abertura, comentou: "O Banco de Fomento, estando em pleno funcionamento, é uma instituição financeira fundamental em Portugal e desempenha um papel crucial no fortalecimento e desenvolvimento da economia nacional. Tem a nobre missão de apoiar o crescimento das empresas, sobretudo as pequenas e médias empresas (PME), que são a espinha dorsal da economia portuguesa. O Banco de Fomento oferece uma variedade de instrumentos financeiros, incluindo empréstimos, garantias e capital de risco, que são essenciais para ajudar as empresas a expandir, inovar e internacionalizar-se. A atuação deste banco é especialmente importante em tempos de crise económica ou desafios globais, onde o apoio às empresas se torna ainda mais vital para a manutenção de empregos e a estabilidade económica. O BPF constitui um pilar importante para a economia de Portugal, impulsionando o crescimento empresarial, a inovação e a competitividade no cenário internacional, sendo por isso um motivo de enorme satisfação para a AEMinho estar associada à realização deste roadshow.

Mário Jorge Machado, Presidente da Direção da ATP, que interveio na primeira parte do encerramento da sessão, enfatizou a necessidade de capitalização e financiamento no setor têxtil e vestuário, vital para a sua transformação e competitividade, afirmando "a indústria têxtil e vestuário portuguesa encontra-se num momento de profunda transformação, a viver simultaneamente uma transição climática, para uma indústria mais circular e sustentável, mas também uma transição digital. Para além da necessária capacitação dos recursos, há necessidade de um grande reforço de investimento. É, por isso, essencial promover a capitalização e o financiamento das empresas, bem como aprofundar as relações entre a indústria e o sistema financeiro, para que sejam dadas as respostas necessárias, e que se caminhe em conjunto no desenvolvimento e competitividade do tecido empresarial e da economia portuguesa. Eventos como este, de partilha e de aproximação, são imprescindíveis para alcançar este objetivo.

Sobre a missão do Banco Português de Fomento, César Araújo, Presidente da Direção da ANIVEC que encerrou a última conferência da edição de 2023 do Roadshow Fomento acrescentou "O BPF deverá desempenhar um papel crucial no impulso à economia portuguesa, ao disponibilizar financiamento estratégico e competitivo às empresas portuguesas. As enormes expectativas positivas residem na convicção que terá capacidade para fornecer recursos a taxas favoráveis, estimulando o crescimento, a inovação e a criação de empregos. Além disso, ao focar em setores estratégicos, o Banco de Fomento pode contribuir significativamente para a sustentabilidade e a competitividade das empresas portuguesas no cenário internacional.” 

Um agradecimento especial a todos os que se juntaram a nós em Braga, contribuindo para o sucesso deste evento.

Reveja as conferências anteriores e saiba mais sobre o Roadshow Fomento em roadshow.bpfomento.pt.