BPF lança consulta pública sobre novos Instrumentos Financeiros PRR

Notícia . 2022-12-09
O Banco Português de Fomento abre hoje uma consulta pública destinada a obter contributos sobre o lançamento de novos Instrumentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), via Fundo de Capitalização e Resiliência.

Ao abrigo do PRR foi atribuído ao Banco Português de Fomento um importante papel, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, previstos na Componente PRR Capitalização e Inovação Empresarial.

Estando ainda disponível o montante de 475 milhões de euros para lançar novos Programas, o BPF convida as empresas e todos os interessados a participar na consulta pública acerca de futuras soluções de capital e quase capital, com o objetivo de obter contributos sobre: 

  1. as condições de dois Instrumentos Financeiros pré-estruturados destinados a fomentar a constituição de empresas e/ou capitalização empresarial, prioritariamente nas fases de arranque (pré-seed, seed, start-up, later stage venture):

    - Programa de Venture Capital (instrumento que assume uma estrutura de fundo de fundos)
    - Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal (instrumento que assume forma de investimento direto em empresas, sempre em coinvestimento com investidores privados).

    Estas sugestões de Instrumentos visam promover a entrada em mercado e o crescimento/expansão de empresas viáveis, através do desenvolvimento de novos produtos/serviços ou mercados e do reforço e profissionalização do quadro de pessoal, incluindo a equipa de gestão.


  2. outras propostas de novas soluções de capital e quase capital, ao abrigo dos referidos Fundos de Capitalização, que se entendam como pertinentes e necessárias, por se considerar não estarem disponíveis à data, ou apresentarem condições inibidoras do acesso e utilização.

Todas as informações e fichas técnicas indicativas dos dois produtos pré-estruturados podem ser consultadas aqui.

As propostas ou sugestões devem ser submetidas online para avaliação cuidada do BPF, através do formulário disponível aqui até às 18h00 do dia 19 de dezembro de 2022.

Ana Carvalho, CEO do BPF, considera que "Esta consulta pública enquadra-se na atividade pioneira do Banco Português de Fomento enquanto banco promocional português e representa o nosso compromisso com o princípio da transparência. Visa a construção de um diálogo aberto com todas as entidades do ecossistema empresarial, com vista a melhorar processos de trabalho e a identificar as falhas de mercado, assim como as soluções mais adequadas para as colmatar. Não obstante estarmos proactivamente a contactar Associações e Instituições diversas, a presente consulta pública permite a participação de todos os interessados, especialmente os potenciais beneficiários e parceiros envolvidos nestas medidas”.