BPF e INESC TEC celebram protocolo estratégico para acelerar a transformação digital do Banco

Notícia . 2023-09-15
O Banco Português de Fomento (BPF) e o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência celebraram um protocolo estratégico de investigação e desenvolvimento, fundado no vasto conhecimento científico em inovação do INESC TEC, o que representa um marco importante na implementação do plano de transformação digital do BPF.

Na prossecução da sua missão, enquanto Banco Promocional Nacional, o BPF está a proceder a alterações expressivas na organização, alavancadas em digitalização, eficiência e capacitação, tendo por  principais objetivos melhorar os níveis de qualidade e eficiência da sua atividade, aumentar a agilidade e sustentabilidade dos processos e adotar uma nova cultura digital alinhada com as novas tendências e desafios.

O INESC TEC é uma associação de referência, privada e sem fins lucrativos, com estatuto de utilidade pública, que se centra em atividades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, consultoria avançada e formação, bem como pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Junta a academia, as empresas, a administração pública e a sociedade, aplicando o conhecimento e os resultados gerados na investigação em projetos de transferência de tecnologia, procurando criar valor e uma relevância social imediata.

O projeto estratégico com o INESC TEC destina-se a analisar a situação atual do BPF e criar roadmaps de inovação, desenvolver um plano completo de transformação digital, direcionado para o setor bancário e com ênfase nas áreas científicas "Enterprise Architecture”, "Data Management & Governance” e "Digital Transformation”, permitindo ao BPF evoluir e adaptar-se de forma ágil e eficaz aos desafios da era digital.

A equipa do INESC TEC designada para o projeto é constituída por um número alargado de investigadores de muito elevada senioridade e formação académica, com carreira ligada à academia e centros de investigação e desenvolvimento, assegurando um profundo conhecimento na área de Sistemas de Informação e vasta experiência profissional, proveniente de inúmeros projetos desenvolvidos em empresas de praticamente todas as dimensões e setores de atividade.

Segundo Ana Carvalho, Presidente da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento, "o protocolo que celebrámos com o INESC TEC, uma organização de excelência e referência em matéria de Inovação, é um passo crucial para acelerar a modernização do BPF. Visa intensificar a transformação digital e maximizar eficiência, para alavancar a capacidade de apoio do BPF à economia nacional e melhorar experiência da interação com os nossos stakeholders”.

José Correia, investigador sénior e Responsável da Área "Information Systems and Applied Computing” no Centro de I&D "Human-Centered Computing and Information Science” do INESC TEC, salienta que "o Banco Português de Fomento pretende implementar um plano de transformação digital. Para esse efeito, a intervenção do INESC TEC envolverá a elaboração de um roadmap que possa apoiar a reestruturação tecnológica e funcional do BPF, garantindo não só o cumprimento transversal da visão estratégica estabelecida, como também a conceção de produtos, processos ou serviços novos, alterados ou melhorados. Esta intervenção incluirá a revisão da arquitetura empresarial do BPF, alinhando-a com as novas tendências e desafios do negócio, enquanto Banco Promocional Nacional, e refletir-se-á em planos de transformação focados nos domínios arquiteturais de organização e processos, e de sistema de informação e tecnológico”.