BPF contrata as primeiras 7 operações do Programa de Venture Capital

Notícia . 2023-12-29
O Banco Português de Fomento (BPF) contrata as primeiras sete operações no âmbito do Programa de Venture Capital, financiado pelo Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR).

Estes sete fundos de capital de risco apoiados por um investimento de 171,5 milhões de euros do FdCR, vão impulsionar um investimento total de 261 milhões de euros na economia.

Estes fundos, focados em apoiar, capitalizar e expandir empresas, especialmente na fase inicial do seu desenvolvimento, refletem o compromisso do BPF em fomentar o crescimento económico através do empreendedorismo e inovação.

Os sete fundos de capital de risco subscritos são geridos por:

 
Com um efeito de alavancagem de 1,52 (em que um investimento inicial do fundo de 171,5 milhões de euros possibilita gerar um valor total de investimento significativamente maior, nomeadamente, 261 milhões de euros), o investimento do FdCR vai além do esperado e permite financiar uma diversidade mais ampla de empresas e projetos, abrindo caminho para novas oportunidades, inovação e crescimento.

Para Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento, "A assinatura das primeiras sete operações no âmbito do Programa de Venture Capital eleva o valor de operações contratadas do Fundo de Capitalização e Resiliência para mais de 750 milhões de euros, valor superior à meta de 650 milhões prevista no Acordo Operacional do PRR reprogramado. Estas contratações, a par das restantes previstas para janeiro de 2024, são um passo fundamental para apoiar a inovação e o empreendedorismo em Portugal através de instrumentos de capital de risco.

O Programa de Venture Capital, que inicialmente atraiu 44 candidaturas e viu a sua dotação ser duplicada de 200 para 400 milhões de euros, selecionou 16 entidades com operações de investimento no valor total da dotação do FdCR e uma avaliação média de 2,4, muito acima da pontuação global mínima de 1,6 estabelecida no âmbito do concurso. Cada uma das entidades contratadas assegura a gestão de fundos com um mínimo de 20 milhões de euros, ampliando significativamente o impacto no setor de capital de risco.

Com a contratação das restantes operações aprovadas pelo Programa de Venture Capital, a concluir durante o mês de janeiro de 2024, o BPF reforça a sua posição como catalisador do desenvolvimento empresarial e inovação em Portugal, apoiando ativamente o crescimento económico e a criação de emprego.