BPF apoia inovação no combate ao cancro da mama através de investimento na Glooma

Notícia . 2023-12-29
BPF-FIS-Glooma
O Banco Português de Fomento (BPF), entidade gestora do Fundo para a Inovação Social (FIS), em conjunto com a Capítulo Válido e a Acagesta, contratualizaram um investimento total de 333 mil euros na startup Glooma, especializada em Med Tech. 

Nesta ronda de investimento, o BPF potencia o crescimento da Glooma através de um investimento de 233 mil euros do FIS Capital, complementado por 100 mil euros de investimento da Capítulo Válido e da Acagesta, via aumento de capital e realização de prestações suplementares.

Sediada em Braga, a Glooma está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico com a SenseGlove, uma luva sensorial ligada a uma aplicação móvel. Este inovador dispositivo de saúde, permite o rastreio doméstico e portátil do tecido mamário, utilizando algoritmos de machine learning para complementar o autoexame mamário e detetar precocemente alterações potencialmente preocupantes.

O financiamento, através do Fundo para a Inovação Social - um fundo de investimento público criado sob a iniciativa Portugal Inovação Social - marca o fecho bem-sucedido da fase de investimento pre-seed da Glooma. A startup já iniciou a pré-venda do produto através do seu site, onde os consumidores podem fazer pré-reserva.

Agora, a Glooma prepara-se para dar um salto ambicioso na sua estratégia de crescimento, com o objetivo de tornar a tecnologia da SenseGlove preparada para o mercado e de estabelecer as fundações para a expansão das operações comerciais para mercados externos como os EUA.

Num momento importante para a Glooma, Frederico Stock, co-founder da Glooma evidencia que "a estratégia do FIS de coinvestir em startups de impacto, permite alavancar negócios que serão uma mais-valia para a economia portuguesa. Para a Glooma, este investimento é extremamente importante para dar escala ao nosso produto, permitindo que o mesmo chegue a mais mulheres."

Com a contratação deste investimento, o FIS Capital soma 14 operações de investimento contratualizadas, num montante total de investimento público e privado de cerca de 19,3 milhões de euros, dos quais 10,1 milhões de euros investidos pelo FIS.

Com o seu compromisso em fomentar uma economia mais inclusiva e sustentável, o FIS alinha-se com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, atuando em áreas com elevado potencial de inovação social. O período de candidaturas ao FIS Capital encerra a 31 de dezembro de 2023.