Ref 03.2025 - Senior Product Manager (M/F) – Porto
Direção de Tecnologias de InformaçãoDescrição
A Direção de Tecnologias de Informação do Banco Português de Fomento está à procura de um(a) gestor(a) de produto digital sénior, para liderar iniciativas estratégicas no âmbito da transformação digital da instituição. Esta função será determinante na jornada de transformação digital do banco, tendo como principal responsabilidade a definição e liderança da visão dos novos produtos a implementar, em constante coordenação e colaboração com as áreas de negócio que criam, promovem e operam o produto financeiro. A colaboração com as equipas de tecnologia que (internas e externas) que implementam estas novas soluções, é chave para garantir uma entrega de sucesso.
Responsabilidades
- Definir a visão, estratégia e roadmap para os produtos que farão parte da transformação digital do Banco Português de Fomento
- Colaborar com a equipa de tecnologia e promover práticas de melhoria contínua, incluindo a priorização de backlog, entregas iterativas (sprints) e a implementação de modelos de trabalho ágeis (Scrum ou Kanban).
- Redigir critérios de aceitação para novos produtos e funcionalidades, assegurando alinhamento com os objetivos de negócio.
- Elaborar user stories claras e acionáveis, utilizadas tanto para validação com stakeholders como para orientar o desenvolvimento técnico.
- Validar protótipos (mock-ups) de baixa e alta-fidelidade que são produzidos pelos elementos UX/UI das equipas técnicas
- Trabalhar em estreita colaboração com stakeholders de negócio na fase de exploração e desenho, identificando requisitos e propondo soluções viáveis e alinhadas com a visão de produto.
- Comunicar de forma clara, estruturada e eficaz com stakeholders internos e externos.
Perfil pretendido:
- Mais de 7 anos de experiência comprovada em tecnologia
- Mais de 5 anos de experiência comprovada em funções de gestão de produto digital
- Conhecimentos sólidos de metodologias ágeis (Scrum, Kanban)
- Familiaridade com ferramentas como Jira, Confluence, Figma, Google Analytics, entre outras ferramentas colaborativas.
- Formação académica em Gestão, Engenharia, Tecnologias de Informação ou áreas similares
- Experiência em realizar pesquisas de mercado
- Experiência em recolher feedback sistematizado de utilizadores-chave
- Experiência no sector bancário é valorizado
Também é valorizado(a):
- Conhecimentos em UX/UI e design thinking.
- Experiência com testes A/B e frameworks de experimentação.
- Experiências anteriores como business analyst
O que oferecemos
Local de Trabalho: Híbrido (2 dias remoto / 3 dias presencial) – Escritório localizado no Porto- Remuneração compatível com o mercado
- Seguro de saúde para o próprio e agregado
- Seguro de vida para o próprio
- Política de incentivo à formação e desenvolvimento contínuo