Ref 06.2024 - Técnico(a) de Transformação (M/F) – Porto/Lisboa
Direção de TransformaçãoResponsabilidades
Com reporte à Diretora de Transformação, terá, entre outras, as seguintes responsabilidades:
- Liderar projetos transformadores
(estratégicos/regulamentares) para o Banco e Grupo (quando aplicável) e colaborarcom diversas estruturas por apoiar a gestão e implementação dos projectos,
reportar tempestivamente a execução e acompanhar os resultados da
implementação;
- Assegurar o alinhamento dos planos de ação com os objectivos da organização;
- Identificar previamente os processos impactados, as partes interessadas e as métricas para medir o impacto do projecto;
- Estabelecer a governação dos projectos e dinamizar a sua execução;
- Assegurar a gestão das partes interessadas e desenvolver estratégias de gestão da mudança;
- Assegurar a concretização dos planos de ação de acordo com o prazo, orçamento e qualidade estabelecidos, designadamente através da identificação dos riscos/constrangimentos e promover as respetivas medidas de mitigação/sanação;
- Facilitar a partilha de conhecimentos entre as equipas;
- Organizar, apresentar e gerir reuniões/workshops utilizando técnicas pertinentes para garantir os resultados pretendidos;
- Análise crítica aos processos e atividades, através da identificação de ameaças, riscos e oportunidades, com vista à apresentação de propostas de otimização para impulsionar a inovação, melhorar a eficácia e eficiência operacional e a jornada de transformação digital que beneficiem o Grupo de forma transversal;
- Promover a implementação de métricas/indicadores, com um grau de precisão adequado, com vista a avaliar o progresso dos projectos e demonstrar o impacto quantificado dos mesmos na organização;
- Promover a partilha de conhecimentos em toda a organização sobre métodos e conhecimentos especializados para enquadrar e executar projectos, dentro do prazo, da qualidade e do orçamento.
Perfil pretendido
- Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura em Economia, Gestão, Engenharia ou similares.
- Será valorizada experiência na área de gestão de projetos estratégicos/regulamentares (fator não eliminatório);
- Será valorizada experiência profissional relevante no setor financeiro (fator não eliminatório);
- Será valorizada experiência nas metodologias ágeis e conhecimento de tecnologias emergentes (fator não eliminatório);
- Elevados conhecimentos nas ferramentas de Microsoft Office Pack (especial relevância para Excel);
- Domínio da Língua Inglesa;
- Excelente capacidade de trabalho em equipa e relacionamento interpessoal;
- Elevada capacidade de análise, extrair conclusões e proposta de planos de atuação;
- Capacidade de planeamento/organização, flexibilidade e resiliência;
- Elevado sentido de responsabilidade;
O que oferecemos
- Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
- Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira.