STAYAWAY COVID, proteja-se a si e aos outros.

Notícia . 2020-11-02
STAYAWAY COVID

A STAYAWAY COVID é uma aplicação gratuita para telemóveis iOS ou Android, lançada pelo Governo Português, que tem como objetivo identificar potenciais exposições a pessoas infetadas com Covid-19.

Com esta aplicação instalada nos telemóveis é possível ser-se informado, de forma simples e segura, sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.

O uso da aplicação é voluntário, anónimo, e pretende funcionar como uma ferramenta complementar para conter a expansão desta pandemia.

Como funciona?

Depois de instalada a aplicação STAYAWAY COVID, o telemóvel informa a sua presença a todos os dispositivos próximos, através de identificadores aleatórios, não revelando qualquer dado identificativo e pessoal.

Assim, cada utilizador que tenha testado positivo poderá inserir o código do teste na aplicação que, após validação da DGS, irá lançar o alerta a outros utilizadores que tenham estado próximos do utilizador infetado – durante 15 minutos ou mais –, sempre sem revelar a sua identidade, os seus contactos ou os de outros utilizadores.

Não havendo registo de contactos de proximidade com elevado risco de contágio, a página inicial da STAYAWAY COVID apresenta uma cor verde que altera para o estado amarelo sempre que o utilizador tenha estado próximo de alguém a quem foi diagnosticada Covid-19. Sugere igualmente isolamento profilático e contacto com a Linha SNS 24.

A DGS é a entidade responsável por gerir o sistema e garantir que o tratamento de dados respeita a legislação europeia e nacional.

O Primeiro-Ministro destacou, após o Conselho de Ministros Extraordinário, que até ao passado sábado, dia 31 de outubro, tinham sido realizados perto de 2,5 milhões de downloads da aplicação.

Proteja-se a si e aos outros. Faça o download e instale a aplicação STAYWAY COVID no seu Smartphone.