BPF divulga balanço operacional relativo ao 1º semestre de 2022

Notícia . 2022-08-25
O Banco Português de Fomento (BPF) apoiou, no primeiro semestre de 2022, aproximadamente 1600 empresas portuguesas, por via de 556 milhões de euros de financiamento garantido e do coinvestimento de 44,7 milhões de euros em empresas, com recurso a instrumentos de capitalização. 

Através de linhas com garantia pública, o BPF mobilizou cerca de 379 milhões de euros em garantias emitidas. Os efeitos multiplicadores deste produto demonstram que a afetação de fundos públicos possibilitou, ao longo deste semestre, apoiar o acesso a financiamento de 556 milhões de euros a aproximadamente 1600 empresas portuguesas, que asseguram emprego a cerca de 57.400 trabalhadores. 

Com 15 instrumentos de garantia ativos a 30 de junho de 2022, o primeiro semestre do ano contabiliza uma carteira de garantias em vigor de aproximadamente 9.085 milhões de euros, em benefício de mais de 84.700 empresas.

No que diz respeito aos instrumentos de capital, o BPF terminou a primeira metade de 2022 com 16 programas de investimento ativos, tendo aprovado 39 operações de capitalização, em 37 empresas, que correspondem a um investimento total de 67,7 milhões de euros, dos quais 44,7 milhões de euros foram alocados pelo BPF. Prevê-se que o investimento nestas empresas se traduza no apoio à criação ou manutenção de mais de 1.000 postos de trabalho.

Nos primeiros seis meses do ano foram lançados três novos programas de investimento, com destaque para o Programa de Recapitalização Estratégica e para o Programa Consolidar, que totalizam uma dotação de 650 milhões de euros e que visam a capitalização das empresas portuguesas, quer através do investimento ou coinvestimento direto em empresas, quer através de parcerias a implementar com sociedades de capital de risco.

Já na tipologia de instrumentos de dívida, o Banco Português de Fomento apoiou, desde o início da sua atividade e até ao final do primeiro semestre de 2022, 46 empresas, através de 49 operações de financiamento que, na sua totalidade, ascenderam a cerca de 74,9 milhões de euros de financiamento aprovado, contribuindo para a criação e manutenção de, pelo menos, 860 postos de trabalho.

Em fase de operacionalização estão dois novos instrumentos, com uma dotação de 350 milhões de euros por parte do BPF, e que se espera possam vir a ter um impacto na economia de cerca de 700 milhões de euros. Estes dois novos Programas visam o financiamento de projetos relacionados com a economia social ou de pequenos negócios.

A capacidade de gerar um elevado grau de alavancagem na economia, através dos diversos instrumentos que disponibiliza - garantia, dívida e capital - é uma das grandes valias do BPF no âmbito da política pública. Os números da atividade do BPF continuam (e continuarão) a refletir a relevância que a instituição assume na promoção e no desenvolvimento económico de Portugal, apoiando o acesso ao financiamento e à capitalização para fomento do investimento, do empreendedorismo, da inovação, da internacionalização e da competitividade, assegurando a manutenção de emprego e a promoção da sustentabilidade.