Comissão Europeia aprova PRR de Portugal

Notícia . 2021-06-17
Comissão Europeia aprova PRR de Portugal

A Comissão Europeia avaliou positivamente o Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal no valor de 16,6 mil milhões de EUR, constituído por 13,9 mil milhões de EUR em subvenções e 2,7 mil milhões de EUR em empréstimos.

O Banco Português de Fomento será o veículo através do qual serão investidos 1,6 mil milhões de euros focados na capitalização das empresas nacionais.

O financiamento concedido pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência apoiará a aplicação, até 2026, de medidas cruciais de investimento e de reforma apresentadas por Portugal para que o país saia mais forte da pandemia de COVID-19.

A Comissão Europeia refere no #NextGenEU | JUNE 2021  que, de acordo com as simulações que foram realizadas, o valor destinado a Portugal irá impactar positivamente a economia portuguesa, pois "poderá induzir, até 2026, um aumento do PIB compreendido entre 1,5% e 2,4%" e a "criação de cerca de 50 000 postos de trabalho".

O plano português faz parte de uma resposta coordenada sem precedentes da UE à crise da COVID-19, para dar resposta aos desafios comuns europeus mediante a integração das transições ecológica e digital, bem como reforçar a resiliência económica e social e a coesão do Mercado Único.


Saiba mais aqui