FIS-Fundo para a Inovação Social

FIS - Fundo para a Inovação Social: Linha FIS Crédito

Candidaturas abertas
Dotação Global
€50.000.000

Finalidade

Esta Linha destina-se a facilitar o acesso ao financiamento bancário e melhorar as condições de financiamento das Entidades promotoras de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) com parecer positivo da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS).

Beneficiários

É destinada a sociedades sob a forma comercial que se qualifiquem como Micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) e Entidades da Economia Social que sejam promotoras de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) e que tenham sido reconhecidas pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS). 

Como solicitar

Previamente à solicitação do financiamento bancário, a entidade beneficiária deverá solicitar a qualificação IIES, junto da Portugal Inovação Social, através do seguinte hiperlink: https://www.fis.gov.pt/qualificacao-iies/. 

Após a obtenção da qualificação, a entidade poderá dirigir-se a uma das instituições financeiras protocoladas para dar início ao processo de candidatura à Linha FIS Crédito.

Principais Características

Operações ElegíveisFinanciamento de despesas associadas à implementação da IIES, onde se inclui: investimento novo em ativos fixos tangíveis, gastos com pessoal, fornecimentos e serviços externos e outros investimentos
Âmbito geográficoAs entidades beneficiárias devem desenvolver as IIES objeto de financiamento nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo.
Montante Máximo de Financiamento2,500,000.00 €
Prazo Global de Financiamentoaté 10 anos
Período de Carênciaaté 3 anos
% Garantia Mútua Máxima80%
% Contragarantia FCGM80%
Comissão de Garantia Mútua (limites máximos):0,900% a 2,000%
Spread (limites máximos):2,220% a 3,750%
BonificaçõesSpread + Indexante (este com limite de 2%)
Colaterais de Crédito:(i) Garantia autónoma à primeira solicitação, emitida pelas SGM, com o limite máximo constante do campo "% Garantia Mútua Máxima";

(ii) No caso de entidades da economia social, pelas suas características intrínsecas respeitantes à natureza do vínculo personalista entre os seus associados e aquelas e do caráter recorrentemente voluntário do trabalho desenvolvido pelos titulares dos respetivos órgãos sociais, deverá ser evitada a solicitação de garantias adicionais. Quando, na sequência de uma análise de risco fundamentada, o Banco conclua pela necessidade de garantias adicionais, as mesmas deverão incidir preferencialmente sobre o património do beneficiário e apenas subsidiariamente sobre o património dos titulares dos seus órgãos sociais ou associados;

(iii) Quando o Banco exija outras garantias, no âmbito do respetivo processo de análise e decisão de crédito, estas serão constituídas em pari passu também a favor da SGM, para garantia do bom cumprimento das responsabilidades que para a entidade beneficiária emergem da prestação da garantia autónoma, e do FIS, para efeitos de recuperação de montantes bonificados por esta última entidade em caso de caducidade da bonificação, utilizando-se, para este efeito, as minutas acordadas entre o Banco e as SGM. As garantias prestadas em benefício do FIS deverão ser formalizadas em termos e condições que permitam a sua execução autónoma.
Comissões, Encargos e Custos:(i) Comissão de estruturação e montagem da operação de até 0,25%flat;

(ii) Custos com reversão de taxa fixa em caso de liquidação antecipada total ou parcial ou alteração de taxa fixa para taxa variável.
Mutualismo:Aquisição de ações da SGM no montante de 2% sobre o valor da garantia a prestar.
Apoios Públicos/Regime Legal de Auxílios:Minimis e/ou RGIC
Consulte a informação disponível no site do FIS – Fundo para a Inovação Social
Saiba mais
A presente informação tem natureza publicitária e não dispensa a consulta de informação pré-contratual, contratual e protocolar, legalmente exigida, não constituindo uma proposta contratual.

Contratação sujeita a aprovação prévia das entidades envolvidas e às condições definidas em função do perfil de risco para cada operação.